Consumidor

Projeto obriga bares e restaurantes a deixar os clientes visitarem a cozinha

25/10/2013 - 11:50  

TV CÂMARA
DEP. MAJOR FABIO
Major Fábio: cuidado com os alimentos consumidos fora de casa é importante.

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a autorizar os clientes a visitar as instalações das cozinhas durante o horário de expediente. A medida está prevista no Projeto de Lei 5938/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB).

O texto, no entanto, permite a esses estabelecimentos restringir o acesso em horários de maior atividade, determinar o número máximo de visitas simultâneas e ainda obrigar o cliente a vestir roupas e acessórios obrigatórios aos profissionais de cozinha.

Major Fábio afirma que o acesso à cozinha fará com que os clientes possam constatar por si mesmos as condições das instalações, dos utensílios, dos alimentos e do pessoal encarregado da higiene e do preparo dos alimentos.

O autor destaca ainda que a higiene física e mental das pessoas é fundamental para a prevenção de doenças e acrescenta que “uma parte importantíssima da higiene física é o cuidado com os alimentos”.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e passará pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5938/2013

Íntegra da proposta