Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara promove enquete sobre transmissões do MMA na TV

12/09/2013 - 14:27  

Beto Oliveira
Bruno Araújo
Bruno Araújo ainda não divulgou seu parecer.

A Câmara promove, a partir desta quinta-feira (12), uma enquete para saber se os internautas são favoráveis ou contrários à proibição de transmissão de lutas marciais não olímpicas na TV aberta ou por assinatura. Essa proibição é prevista no Projeto de Lei 5534/09, do deputado José Mentor (PT-SP), que está na pauta da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O relator do projeto na comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), deverá apresentar seu parecer nos próximos dias.

A polêmica surgiu com a popularização na TV do MMA (Mixed Marcial Arts), modalidade esportiva que reúne técnicas e golpes de diversas artes marciais, como judô, luta olímpica, muai-thai, caratê e capoeira. Os contrários à transmissão argumentam que há muita violência nas imagens, que chamam a atenção e estimulam o interesse, sobretudo, dos jovens. Já os que defendem a transmissão justificam que é um esporte como qualquer outro, não devendo sofrer restrições.

No último dia 27, a Comissão de Ciência e Tecnologia reuniu especialistas para aprofundar o tema. Na audiência pública, proposta pelos deputados Sandro Alex (PPS-PR), Silas Câmara (PSD-AM), Pastor Eurico (PSB-PE) e Sibá Machado (PT-AC), também não houve consenso.

Classificação
A Comissão de Turismo e Desporto, que analisou inicialmente a proposta, rejeitou a proibição. Segundo o deputado Fábio Faria (PMN-RN), que recomendou a medida em seu relatório, cabe, no caso, somente a classificação de conteúdo dos programas, já prevista no artigo 21 da Constituição.

José Mentor explica seu projeto no programa Palavra Aberta.

“Não é necessário e nem parece cabível a proibição da exibição de combates físicos, inerentes a eventos de prática esportiva ou presentes em produções de teledramaturgia, cabendo, quando pertinente, a classificação de conteúdo para efeito indicativo”, assegurou Faria.

Já o autor do projeto destaca que, em alguns casos, são transmitidas lutas de campeonatos nacionais ou internacionais que chegam a causar lesão permanente nos participantes ou mesmo a morte. “O projeto tem por finalidade resguardar que crianças, adolescentes e até mesmo adultos vejam cenas de violência explícita como essas, que atendem a sana de alguns em busca de fama e dinheiro fácil”, concluiu Mentor.

E você? É a favor ou contra a proibição da transmissão de lutas marciais não olímpicas na TV? Participe da enquete e deixe também o seu comentário abaixo.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5534/2009

Íntegra da proposta