Consumidor

Google e Microsoft não comparecem na Câmara e audiência é cancelada

Falta dos presidentes das duas empresas irritou integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor, que queriam ouvir os executivos sobre política de privacidade dos sites, ferramentas de busca e denúncias de espionagem.

17/07/2013 - 16:00  

Arquivo/ Leonardo Prado
José Carlos Araújo
Araújo: Câmara não vai desisitir de apurar as denúncias e pode instalar CPI sobre o assunto.

Deputados se irritaram com ausência de presidentes das empresas Google e Microsoft em audiência pública da Câmara. Fábio Coelho, da Google, e Michel Levy, da Microsoft, foram convidados para audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, a fim de esclarecer, nesta quarta-feira (17), sobre problemas recentes ligados à política de privacidade das empresas, às ferramentas de busca e, sobretudo, às denúncias de espionagem de dados telefônicos e de e-mail de brasileiros feita pelos Estados Unidos.

O requerimento de audiência partiu do próprio presidente da comissão, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), e foi comunicado às duas empresas no dia 10. A secretaria da comissão, no entanto, foi informada de que a direção da Microsoft estaria passando por um momento de transição, enquanto que o presidente da Google teria entrado em férias. A audiência desta quarta foi cancelada, mas Araújo garantiu que a Câmara não vai desistir de apurar as denúncias.

"É muita coincidência essas férias do presidente do Google. O Google que não respeita as instituições brasileiras e temos que tomar uma providência em relação à essa empresa, já que há denúncias de que eles estão espionando os dados do povo brasileiro”, afirmou. Ele defendeu que a versão da empresa deve ser ouvida e a situação requer uma decisão rápida. “Talvez vamos ter que transformar isso em uma CPI para apurar o caso, porque é uma coisa muito grave”, afirmou Araújo.

O Senado já aprovou uma CPI para investigar as recentes denúncias de espionagem norte-americana. Ainda assim, o deputado José Carlos Araújo defende que a Câmara faça o mesmo ou que busque uma investigação conjunta com os senadores, por meio de uma CPI mista.

Irregularidades
Os deputados Reguffe (PDT-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG) relataram várias irregularidades das empresas de internet diretamente ligadas a abusos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078/90) e, por isso, insistem na realização da audiência pública em outra data. Delgado, por exemplo, manifestou a insatisfação de internautas e dos sites de compra nacionais diante de inseguranças que persistem nas compras eletrônicas e da prática da Google de expor anúncios publicitários misturados com os resultados de pesquisas.

“A Google poderia nos explicar a respeito disso porque ela sabe, muito bem, como pode ser feita essa clonagem. Esses sites, que são nacionais - de gente que paga imposto, emprega e trabalha corretamente aqui - denunciaram que, em outros países onde a Google fez essa indução, 90% das vendas pela internet já são de produtos da Google”, afirmou. Na avaliação da Delgado, a ação da Google impede que o consumidor chegue ao site de compra nacional. “Nós levamos essa denúncia e a levamos ao Cade, que fez a intervenção no sentido de cobrar da Google um maior controle’.

Na audiência pública marcada para esta quarta-feira também seriam ouvidos representantes da Secretaria Nacional do Consumidor e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.