Consumidor

CCJ aprova projeto que reserva 10% de ingressos para venda on-line

Regra só vale para eventos com público superior a 10 mil pessoas. Agora, o projeto precisa ser aprovado pelo Senado.

27/03/2013 - 13:13  

Dep. Renan Filho (PMDB-AL)
Renan Filho: parecer favorável ao texto aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (27) proposta que exige que pelo menos 10% dos ingressos para eventos esportivos ou culturais estejam disponíveis para venda on-line. A exigência está prevista no Projeto de Lei 1182/11, que restringe essa regra aos eventos com mais de dez mil ingressos à venda.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Deley (PSC-RJ). Pela proposta original, do deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), metade dos ingressos deveriam ser vendidos pela internet. O relator na CCJ, deputado Renan Filho (PMDB-AL), foi favorável ao substitutivo.

O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor. Como tramita de forma conclusiva, a proposta segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário.

Restrição
Pela proposta aprovada, cada pessoa só poderá comprar cinco ingressos. Organizadores ou clubes responsáveis pela venda deverão manter a relação de compradores em meio magnético por, pelo menos, 90 dias.

Além disso, o serviço de entrega em domicílio do ingresso adquirido pela internet não poderá exceder 15% do preço do ingresso de menor valor.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1182/2011

Íntegra da proposta