Consumidor

Projeto prevê declaração mensal de quitação de débitos anteriores

18/07/2011 - 11:25  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 281/11, do deputado licenciado Thiago Peixoto (GO), que obriga as empresas concessionárias de serviço público (como água, luz e telefone) a indicar nas faturas a quitação de débitos anteriores – quando tiverem sido pagos.

O objetivo é dispensar os consumidores de guardar as contas antigas e evitar que fiquem sujeitos a cobranças tardias. Com a nova regra, as empresas ficarão desobrigadas de fazer a declaração anual de quitação de débitos prevista na legislação atual.

A proposta é baseada no PL 6153/09, do ex-deputado Edgar Moury, que foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.

“Diante da preocupação de legislar sobre o tema, nos sentimos no dever de dar continuidade a essa iniciativa”, informou o deputado.

Thiago Peixoto incluiu no texto sanções às empresas que descumprirem à norma, que ficarão sujeitas às sanções da lei que regula as concessões (8.987/95) .

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 281/2011

Íntegra da proposta