Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Consumidor > Projeto exige manutenção de equipamentos de calibragem de pneus
20/05/2011 - 10h01

Projeto exige manutenção de equipamentos de calibragem de pneus

Gilberto Nascimento
Nilda Gondim
Nilda: prejuízo pela falta de calibragem chega a R$ 4 mil em três anos.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 376/11, da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), que obriga os proprietários de postos de combustíveis e estabelecimentos que mantêm equipamentos de calibragem de pneus a realizar manutenção e regulagem periódica desses aparelhos.

Segundo a autora, pneus com pressão abaixo do especificado no manual do veículo aumenta a aderência ao solo, podendo causar desgastes irregulares e danos internos.

Já o contrário, pneus com pressão acima do indicado, “reduzem a área de contato do pneu com o solo, tornando-o mais susceptível a danos por impacto e a perfurações”, acrescenta a parlamentar.

A deputada sustenta ainda, com base em estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Brasília, que podem passar de R$ 4 mil os custos de manutenção de um carro popular que venha a circular durante três anos com a pressão dos pneus abaixo da ideal.

Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal