Consumidor

Projeto torna obrigatório o desembaçador de vidro traseiro

23/06/2009 - 22:36  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4979/09, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que muda o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para tornar o desembaçador de vidro traseiro obrigatório em todos os veículos.

Segundo o autor, durante o período das chuvas ou mesmo nas noites com neblina os motoristas dos chamados "carros populares" têm grande dificuldade para dirigir, exatamente porque as montadoras entregam esses veículos sem qualquer tipo de equipamento para desembaçar os vidros traseiros, o que chega a provocar acidentes.

Eficácia comprovada
Na opinião do parlamentar, não se justifica que apenas os donos dos modelos de automóveis mais caros contem com esse benefício. O equipamento, que segundo ele é de eficácia comprovada, deve ser estendido a todos os tipos de carros fabricados no País.

"Toda a tecnologia disponível deverá ser disseminada para não permitir que a sociedade seja vitima de recorrentes acidentes de trânsito que podem ser evitados sem muitos custos", ressalta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara limita sequência de horas trabalhadas por motorista
Viação e Transportes rejeita sinalização lateral em trens
Deputados criticam norma sobre sistema contra furtos de carros

Reportagem – Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4979/2009

Íntegra da proposta