Consumidor

Câmara amplia ação civil pública para proteger minorias

03/12/2008 - 17:15  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quinta-feira passada (27), a autorização para que a defesa dos direitos à honra e à dignidade dos grupos raciais, étnicos e religiosos seja feita por meio de ação civil pública. O texto aprovado é o substitutivo do deputado Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) ao Projeto de Lei 4800/98, do Senado.

A proposta, que tramitava em em caráter conclusivo, já havia sido aprovada em sua versão original em 1999 pela Comissão de Defesa do Consumidor e volta para o Senado, que poderá acatar ou não as mudanças feitas pela CCJ.

Alcance
"O conteúdo do projeto é de grande alcance para a sociedade brasileira, já que a diversidade e infelizmente, a desigualdade entre os brasileiros implicam em desigualdade de tratamento", disse o relator Pastor Manuel Ferreira.

O texto original do Senado cria uma ação específica para proteger a honra e a dignidade dos grupos raciais, étnicos e religiosos. Manoel Ferreira disse que o projeto repetia dispositivos da Lei da Ação Civil Pública (7347/85) e continha erros técnicos.

Com as alterações promovidas pelo substitutivo, o deputado imagina que se preservaram os objetivos do projeto e ainda se fortaleceu a ação civil pública.

Regras atuais
A Lei 7347/85 já prevê que a ação civil pública pode ser utilizada para proteger qualquer direito difuso (de pessoas que não podem ser determinadas, como o direito de cidadãos atingidos por um acidente ecológico); ou coletivo (de grupos determinados, como empregados de uma siderúrgica), inclusive direitos de minorias à honra e à dignidade.

Na prática, caso o projeto seja aprovado definitivamente, a novidade será a possibilidade de valer-se da ação para a defesa de direitos individuais de pessoas que integrem grupos raciais, étnicos ou religiosos, como seria o caso do direito individual a ressarcimento que teriam três índios que sofressem danos morais em razão de sua etnia.

Notícias anteriores:
Projeto amplia alcance de sentença em ação civil pública
CCJ aprova projeto que pune quem mover ação por má-fé
Projeto habilita sindicatos a mover ação civil pública
Ação civil pública pode prescrever em cinco anos

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4800/1998

Íntegra da proposta