Consumidor

Assento para cliente de banco poderá ser obrigatório

25/07/2008 - 09:18  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3569/08, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que obriga os bancos a colocar assentos para os usuários que estiverem na fila de atendimento do caixa. O objetivo é evitar desconforto para os consumidores, visto que o atendimento ainda é demorado na maioria das agências bancárias, segundo o parlamentar.

Eduardo Cunha explica que alguns estabelecimentos já oferecem acomodações adequadas para os usuários que esperam nas filas, "o que facilita a vida principalmente de idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência". "O nosso objetivo é estender essa prática a todos os postos de atendimento bancário e estabelecer uma regra geral em todo o território nacional", explica, lembrando que ainda existem muitas agências nas quais os clientes ficam em pé na fila.

Pela proposta, as instituições que não cumprirem a determinação, serão punidas com multa no valor de mil Ufirs. Os valores arrecadados com as multas serão repassados para o programa Fome Zero.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Finanças aprova limite de espera por serviços públicos

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3569/2008

Íntegra da proposta