Consumidor

Viação aprova antenas contra cerol em motos

13/03/2008 - 18:00  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou a obrigatoriedade de instalação de antenas nas motocicletas para a proteção dos condutores contra fios com cerol de pipas. O Projeto de Lei 6378/05, do deputado Nilson Mourão (PT-AC), recebeu parecer favorável do relator Ciro Pedrosa (PV-MG).

Atualmente, o condutor instala essas antenas por conta própria na parte dianteira das motos, perto do painel de instrumentos. Segundo o projeto, o equipamento deve ser um item obrigatório para o veículo sair da fábrica.

Outros equipamentos
O relator também aprovou o substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O substitutivo prevê que só poderão ser vendidas no País as motocicletas que também apresentem equipamento de segurança para proteção dos membros inferiores do condutor e do passageiro; pisca-alerta; e acendimento automático do farol.

O texto também determina que as campanhas educativas de trânsito incluam esclarecimentos sobre a instalação dos dispositivos de segurança mencionados e divulguem, nas escolas, informações sobre os riscos gerados pelo uso do cerol em pipas.

Linhas abandonadas
Nilson Mourão ressalta que, depois de cortadas, as linhas com cerol são abandonadas nas ruas e avenidas e "colocam em risco a vida de muitas pessoas, sobretudo de motociclistas, que ao cruzarem uma dessas linhas têm o rosto ou pescoço cortado gravemente".

O cerol é feito com cola e cacos de vidro moídos que dão às linhas um alto poder de corte. Nas competições, vence quem consegue cortar o fio da outra pipa. Segundo o parlamentar, a instalação do equipamento tem salvado muitas vidas, porque, quando a linha atinge a antena, ela desliza para a extremidade superior, rompendo-se antes de qualquer contato com o condutor.

Aumento do tráfego
Ciro Pedrosa destaca ainda que o aumento do tráfego de motocicletas nas ruas e estradas do País tem como conseqüência um número cada vez maior de acidentes. Embora representem pouco mais de 11% da frota nacional de veículos automotores, as motocicletas respondem por 25% dos acidentes de trânsito com vítima.

O parlamentar informa que, segundo dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os acidentes envolvendo motocicletas custam ao Brasil R$ 685 milhões por ano. "Portanto, todo o esforço que se fizer em direção à redução dos desastres com motocicletas tem uma enorme relevância", alerta.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

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Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

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