Consumidor

Remédio com substância etoricoxibe pode ser proibido

15/10/2007 - 20:30  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1053/07, que proíbe a comercialização de medicamentos que tenham como princípio ativo a substância etoricoxibe, encontrada no medicamento Arcoxia, um antiinflamatório com poder analgésico. A proposta é do deputado Fernando Coruja (PPS-SC).

O autor argumenta que o Conselho Consultivo da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, deu parecer negativo ao pedido de autorização para venda do medicamento Arcoxia no mercado norte-americano. A decisão foi efetivada em 27 de abril deste ano, quando a agência encaminhou ao fabricante ofício comunicando a não-aprovação do Arcoxia.

A decisão, segundo Coruja, fundamentou-se em um estudo de quatro anos em vários países. A pesquisa, com 34 mil pessoas, além de contestar o poder analgésico do etoricoxibe, concluiu que o uso do Arcoxia aumentaria os riscos de doenças e complicações cardiovasculares, podendo causar cerca de 30 mil infartos por ano somente nos EUA.

Problema antigo
O parlamentar ressaltou ainda que os problemas com os medicamentos do grupo dos coxibes não são novidade. Em razão de estudos que também atestaram efeito nocivo ao sistema cardiovascular, o Vioxx foi retirado do mercado em 2004 e o Bextra, em 2005.

Para Coruja, "os benefícios auferidos pela manutenção do Arcoxia no mercado não justificam os potenciais riscos à saúde e vida dos usuários". Por isso, o parlamentar defende a necessidade da imediata proibição de sua comercialização.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Remédio manipulado poderá ter bula obrigatória
Embalagem de remédio perigoso pode conter marca de alerta
Comissão aprova fim de venda de antibióticos sem receita
Comissão aprova obrigação de venda fracionada de remédios
Comissão aprova diferença na embalagem de balas e remédios
Seguridade aprova bula com informações detalhadas

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1053/2007

Íntegra da proposta