Consumidor

Caixa eletrônico poderá ter dispositivo de isolamento

02/08/2007 - 18:01  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 731/07, do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), que obriga as instituições financeiras a instalar nos terminais de auto-atendimento dispositivos que garantam o isolamento visual e físico do cliente durante a operação - geralmente de saque ou depósito de dinheiro. O texto inclui um parágrafo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), na seção que trata da proteção à saúde e segurança.

Segundo o deputado Pannunzio, o objetivo da proposta é conferir segurança e privacidade aos consumidores na hora de usar os caixas eletrônicos e evitar situações como o roubo da senha e até assaltos contra clientes que fazem saques de grande valor.

Pannunzio lembrou que o PL 731 está de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do ano passado, de que os bancos são obrigados a seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto obriga segurança em lotéricas e caixas eletrônicos

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 731/2007

Íntegra da proposta