Ciência, tecnologia e Comunicações

Dublagem de filme estrangeiro pode tornar-se obrigatória

14/06/2006 - 15:11  

A dublagem para a língua portuguesa das obras cinematográficas produzidas em idioma estrangeiro e exibidas comercialmente no País poderá tornar-se obrigatória. É o que prevê o Projeto de Lei 6741/06, apresentado pelo deputado Nilson Mourão (PT-AC).
Pelo projeto, os exibidores que infringirem esta determinação estarão sujeitos à multa de 5% sobre a renda diária média da bilheteria, multiplicada pelo número de dias de ocorrência da infração. Caberá à Agência Nacional de Cinema (Ancine) a fiscalização e a autuação dos infratores.

Deficiências de leitura
O deputado Nilson Mourão argumenta que o uso das legendas em português impede a compreensão dos filmes por milhares de brasileiros que, infelizmente, não dominam a leitura. "As deficiências de leitura dos estudantes brasileiros e os índices altíssimos de analfabetismo funcional constituem um dos motivos que impedem a democratização do cinema como alternativa de entretenimento e cultura para a maioria da população brasileira", avalia o parlamentar.

Tramitação
Sujeito à apreciação em caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6741/2006

Íntegra da proposta