Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto garante acesso gratuito a sites de órgãos do poder público federal

13/05/2019 - 14:27  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública e reunião ordinária. Dep. Gilberto Abramo (PRB - MG)
Abramo quer dar efetividade à Lei de Acesso à Informação

O Projeto de Lei 1351/19 fixa o direito de os usuários dos serviços de telecomunicações acessarem gratuitamente os conteúdos, aplicações e serviços disponibilizados na internet pela União e órgãos da administração pública federal.

Apresentado pelo deputado Gilberto Abramo (PRB-MG), o projeto insere dispositivo na Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

“Parcela significativa da população deixa de ter acesso a importantes informações e serviços públicos disponíveis em meio digital simplesmente porque não tem condição de adquirir os pacotes mais caros e com grande franquia de dados”, afirma Abramo.

O parlamentar quer dar efetividade à Lei de Acesso à Informação (12.527/11), que já assegura ao cidadão o direito de acessar, via internet, as informações de interesse coletivo ou geral produzidas ou custodiadas pelos órgãos e entidades do poder público.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta