Ciência, tecnologia e Comunicações

Rede Legislativa de Rádio entra no ar hoje em Salvador

A nova emissora pode ser sintonizada em 105,3 MHz FM

17/12/2018 - 16:01  

Uma nova emissora da Rede Legislativa de Rádio foi inaugurada nesta segunda-feira (17) em Salvador (BA), em parceria com a Rádio Câmara de Brasília. O canal FM consignado à Câmara dos Deputados transmite a Rádio Câmara de Brasília e a rádio parceira local, com compartilhamento da grade de programação, como a transmissão dos plenários da Câmara dos Deputados e da Câmara Municipal de Salvador.

A rádio também levará à população notícias sobre os trabalhos das comissões e programação musical.

A Rede Legislativa de Rádio já está no ar em nove cidades: Brasília, Bauru (SP), Teixeira de Freitas (BA), Chapadinha (MA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Pouso Alegre (MG), Salvador (BA) e, em caráter experimetal, em Balneário Camboriú (SC), 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o secretário de Comunicação da Casa, deputado Marcio Marinho (PRB-BA), o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e o presidente da Câmara municipal, Leo Prates, participaram da solenidade de inauguração da nova emissora.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

Para Rodrigo Maia, a parceria entre as duas rádios demonstra a necessidade de os poderes legislativos trabalharem de forma unida. “Tudo que acontece nas nossas cidades, nos nossos estados, no Brasil passa, primeiro, pelo Legislativo, começando pelo orçamento. Quem aprova o orçamento é o Legislativo, que é a peça mais importante na qual a sociedade demanda tanto saúde, educação e segurança pública”, afirmou Maia.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates, ressaltou que a inauguração só foi possível graças ao apoio da Câmara dos Deputados. “Estamos vivendo essa realidade de ouvir a Rádio Câmara graças ao presidente Rodrigo Maia, que garantiu a compra do transmissor, do gerador e da antena. Foi mais de R$ 1,5 milhão investido aqui na Câmara de Salvador”, disse Prates.

Conheça a Rede Legislativa
Para que os brasileiros acompanhem o que está sendo discutido e votado no Congresso Nacional, nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais, a Câmara dos Deputados criou, em 2012, uma rede nacional de canais de TV digital e rádio FM.

O objetivo é incentivar as casas legislativas a montarem suas próprias emissoras de rádio e televisão, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações. Isso é possível porque a Câmara e o Senado compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades.

Assim, todos podem transmitir suas sessões de plenário, o trabalho das comissões, as audiências públicas e programas de interesse público, de forma direta e transparente.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.