Ciência, tecnologia e Comunicações

Sessão solene homenageia os 50 anos do jornal paranaense Tribuna do Interior

27/11/2018 - 18:00  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Homenagem aos cinquenta anos do Jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão, Paraná
Sessão solene foi realizada nesta quarta-feira, no Plenário da Câmara

A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene nesta quarta-feira (27) em homenagem aos 50 anos de fundação do jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão, no Paraná.

Em discurso encaminhado ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou que a homenagem serve de oportunidade para enaltecer valores essencialmente democráticos, como a cidadania e o direito à informação.

“Em tempo de fake news, de pós-verdade e desinformação, é dever da Câmara dos Deputados reconhecer o trabalho de profissionais preocupados com a imparcialidade, com a liberdade de expressão e, acima de tudo, com a verdade”, disse Maia.

O diretor da Tribuna do Interior e presidente da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, Nery José, ressaltou a importância da homenagem, pelos 50 anos circulação ininterrupta do jornal. “Realmente, é um feito a ser comemorado, tanto para os que dirigem a empresa quanto para seus colaboradores. Considero esta tão distinta homenagem um reconhecimento a todos aqueles que, desde a sua fundação, dedicam parte de suas vidas à Tribuna”, declarou.

Evolução
O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que propôs a homenagem, afirmou que o jornal é, há mais de 50 anos, um símbolo de liberdade de imprensa e democracia no Paraná. Ele lembrou que a Tribuna foi fundada em 1968, quando o País passava por uma ditadura, momento difícil da história do Brasil, especialmente para os jornais. “Porém, nada disso foi capaz de parar aquele que hoje é um dos mais importantes jornais do Paraná. Ele continua, com o passar do tempo, evoluindo e modernizando a sua história. O jornal Tribuna do Paraná continua tendo a sua história construída e contada junto com a da cidade à qual escolheu para ser sua casa”, destacou.

Nery José fez questão de agradecer o apoio do deputado Rubens Bueno, dizendo que foi ele um dos principais incentivadores para que seu grupo comprasse e assumisse a direção do jornal. “Lembro até hoje quando o deputado me disse que a empresa iria dar certo e que a cidade de Campo Mourão não poderia perder a tribuna”, disse.

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.