Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara comemora 90 anos da Rede Gazeta

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta terça-feira (13)

13/11/2018 - 21:26  

Em homenagem aos 90 anos da Rede Gazeta, comemorado no último dia 11 de setembro, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (13), sessão solene requerida pelo deputado Marcus Vicente (PP-ES). Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a fidelidade da Rede Gazeta aos valores constitucionais.

Will Shutter/ Câmara dos Deputados
Homenagem aos Noventa Anos da Rede Gazeta
Sessão solene comemorou 90 anos da Rede Gazeta

“Entre as disposições constitucionais pertinentes está o princípio de que a produção e a programação dos veículos de comunicação devem dar preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”, disse. “A Rede Gazeta valoriza a participação ativa da sociedade, promovendo desenvolvimento socioeconômico, cultural, a liberdade de expressão, o fortalecimento da democracia e da livre iniciativa, bem como o bem-estar da comunidade”, completou.

Rede Gazeta
Segundo o requerimento do deputado Marcus Vicente, a Rede Gazeta é atualmente o maior grupo de comunicação do Espírito Santo. Vicente e Maia lembraram também que o jornal vespertino, A Gazeta, começou a circular em 11 de setembro de 1928, e até hoje circula diariamente por todo o estado.

Em 1949, a empresa passou a ser controlada por Carlos Lindenberg, que cumpriu dois mandatos como deputado federal constituinte e dois outros mandatos parlamentares como senador. A família continua no comando da Rede Gazeta até hoje e o atual diretor-geral da empresa é Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto.

De acordo com o deputado Marcus Vicente, além do jornal vespertino, a Rede Gazeta também detém o portal de notícias mais acessado pelos capixabas, o Gazeta Online, além de oito rádios, o jornal Notícia Agora e quatro geradoras de televisão. “Os veículos somam 19 negócios por todo estado, empregando quase 9 mil pessoas”, ressaltou. Segundo ele, “responsabilidade social, compromisso com a verdade e profissionalismo garantiram a longevidade do conglomerado”.

Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto disse que, nesses 90 anos, a empresa se tornou um acontecimento na história do Espírito Santo. “Essas nove décadas de sucesso só foram possíveis porque em cada um dos mais de 32 mil dias dessa estrada sempre colocamos nosso público em primeiro lugar”, declarou o diretor. “Todos os produtos e serviços oferecidos pela Rede Gazeta buscaram ao longo desses anos não apenas traduzir os desejos da população do estado, mas também atuar na concretização desses sonhos”, finalizou.

O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Espírito Santo, embaixador José Carlos Fonseca Júnior, ressaltou a importância para a população capixaba e a capacidade de modernização da empresa. “A Rede Gazeta é um patrimônio dos capixabas, é um orgulho para todos nós e é um exemplo de gestão de um grupo empresarial de comunicação que soube se modernizar e se manter atualizado ao longo de 90 anos. Isso não é fácil”, concluiu.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.