Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara comemora 70 anos da Folha de Londrina

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta quarta-feira (17)

17/10/2018 - 17:26  

Em homenagem aos 70 anos da fundação do jornal Folha de Londrina, comemorado no próximo dia 13 de novembro, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (17), sessão solene requerida pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Septuagésimo Aniversário da Fundação da Folha de Londrina
Jornal comemora 70 anos de fundação

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) falou que a “Folha de Londrina é o maior e mais tradicional e respeitado jornal do norte do Paraná e arredores”. Ele destacou também que a Folha de Londrina já chegou a ser considerado o décimo jornal mais importante do país. “Nessas sete décadas, a Folha de Londrina colaborou intensamente com o desenvolvimento dos municípios daquela parte do Brasil, formando o mercado de bens e serviços, mas principalmente formando ideias e dinamizando o seu intercâmbio”, completou.

Maia também comentou sobre a importância dos jornais feitos fora das capitais do país. “O noticiário feito no interior do país tem uma perspectiva diferente da chamada ‘grande mídia’ e essa diferença convém à democracia”, explicou. “Os jornais de alcance nacional são todos sediados em capitais e suas coberturas não têm condições de atender às demandas regionais”, concluiu. Segundo ele, a Folha de Londrina cumpre bem esse papel desde 1948, quando foi criada.

O deputado Luiz Carlos Hauly destacou as iniciativas da Folha de Londrina. “O jornal foi pioneiro na adoção da rotativa na década de 50 e foi pioneiro também na implantação do offset, técnica revolucionária da impressão”, afirmou. Ele também relacionou o surgimento do jornal ao desenvolvimento da cidade e da região. “A Folha de Londrina surgiu 14 anos depois da emancipação do município. Com 70 anos de vida, o jornal é a síntese de cidade”.

O deputado Diego Garcia (PODE-PR) também ressaltou a importância do jornal para a região do norte do Paraná. “A Folha de Londrina é de todos os paranaenses, é um veículo de comunicação respeitadíssimo. As pessoas têm na Folha de Londrina o seu canal de informação, comunicação e confiança, credibilidade que esse jornal transmite passa para os seus leitores”, declarou.

Folha de Londrina
O jornal foi fundado em 13 de novembro de 1948 por João Milanez, junto com Correia Neto e este ano completam-se 70 anos desde sua primeira edição. Hauly lembrou que, no começo, a produção da Folha de Londrina era semanal e impressa nas instalações do concorrente Paraná Jornal. “Na década de 1950, o jornal passou a ser diário, com 8 páginas e notícias internacionais na primeira página”, contou Hauly.

Segundo Rodrigo Maia, hoje, a Folha de Londrina alcança 300 municípios paranaenses, além de algumas cidades paulistas e matogrossenses. Ainda segundo o parlamentar, os assinantes respondem por mais de 90% dos exemplares vendidos do jornal, o que, para ele, representa uma “confiança duradoura” no periódico. Atualmente, a versão impressa da Folha de Londrina conta com 120 mil leitores e o site do jornal recebe mais de 3.9 milhões de visitantes únicos mensais, de acordo com Luiz Carlos Hauly.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.