Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara promove comissão geral sobre ‘fake news’

19/06/2018 - 08:33   •   Atualizado em 19/06/2018 - 12:45

O Plenário da Câmara realiza comissão geral nesta manhã para discutir o tratamento dado a notícias reconhecidamente falsas, as chamadas fake news. O pedido do debate é do deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Ele chama a atenção para a finalidade dessas notícias “destinadas a ferir a dignidade de pessoas públicas e comprometer a legitimidade de instituições e processos políticos”.

Para Hildo Rocha, é preocupante para a democracia que a veiculação e reprodução em grande escala de notícias reconhecidamente falsas sejam práticas cada vez mais utilizadas no embate político.

“Dando a aparência de veracidade e legitimidade a relatos inverídicos, ofensivos ou destinados a distorcer a interpretação da conjuntura política. O uso desse recurso não deve ser visto de forma ingênua. Há evidências de intervenções, inclusive oriundas de outros países, em processos eleitorais ou de consulta popular nos EUA e em vários países da Europa”, destacou.

Foram convidados para a comissão geral o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux; o diretor de Políticas Públicas do Google, Marcel Leonard; entre outros.

A comissão geral ocorre no Plenário da Câmara.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.