Ciência, tecnologia e Comunicações

Conselho de Comunicação Social realiza seminário sobre notícias falsas na internet

12/12/2017 - 08:24  

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional promove hoje, a partir das 10 horas, o seminário “Fake News e Democracia”. As chamadas "fake news" são notícias falsas que são disseminadas na internet.

O evento foi proposto pelo presidente do colegiado, Murillo de Aragão, durante a primeira reunião dos novos integrantes do Conselho de Comunicação.

“Nosso objetivo é discutir o risco que as fake news são para a liberdade de informação, as consequências para a democracia e como abordar o fenômeno. Estamos recolhendo opiniões que embasarão uma recomendação e o posicionamento do Conselho sobre propostas que tratam de fake news no Congresso”, disse Aragão.

Devem falar na abertura do evento os presidentes do Senado Federal, Eunício Oliveira; e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Painéis
Após a abertura, serão realizados quatro painéis de discussão. O primeiro tratará sobre "O universo das fake news". Ele reunirá o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes; o diretor de TV Rodrigo Cebrian, produtor do documentário "Fake News: baseado em fatos reais"; o jornalista Manoel Fernandes, sócio da empresa Bites, que presta assessoria em análise de dados digitais para grupos empresariais; e o diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, Marco Aurélio Ruediger.

O segundo painel debaterá "Os desafios e limites no combate às fake news" e contará com a presença do representante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Guilherme Alpendre; do presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG), Frederico Meinberg Ceroy; da presidente do Instituto Palavra Aberta, e conselheira do Conselho de Comunicação Social, Patrícia Blanco; e do representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) Luis Roberto Antonik.

O terceiro painel terá como tema “Fake news e plataformas digitais". Para este debate foram convidados o diretor de Conteúdo do UOL, Rodrigo Flores; o professor de Marketing Político e Digital no Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Marcelo Vitorino; o gerente-executivo de Opinião do Portal R7, Domingos Fraga Filho; a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) Bia Barbosa; e a diretora-executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas, e Conselheira do Conselho de Comunicação Social (Aner), Maria Célia Furtado.

O último painel discutirá "Como combater as fake news" e terá como debatedores a diretora do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Ângela Cignachi; o representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schröder; a presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Ângela Pimenta; e o presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB/SP, Walter Ceneviva.

Participação popular
O seminário será realizado durante todo o dia no auditório do Interlegis, no Senado. As inscrições podem ser feitas na página do Interlegis.

Os interessados também poderão participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo portal e-Cidadania.

Da Redação - MB
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.