Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão assegura ao usuário de telecomunicações direito de não receber ligações de telemarketing

30/11/2017 - 11:24  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que assegura, ao usuário de serviços de telecomunicações, o direito de não receber chamadas e mensagens de telemarketing. Pelo texto, ele deverá manifestar essa opção às prestadoras de serviço de telecomunicações.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Rodrigo Martins (PSB-PI), ao Projeto de Lei 8195/17, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), e ao PL 8230/17, apensado.

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. Rodrigo Martins (PSB - PI)
Martins: O objetivo é certificar que o desempenho das atividades de telemarketing seja compatível com as garantias à intimidade dos consumidores

O projeto original cria o Cadastro Nacional para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing e de mensagens instantâneas e atribui ao Procon a competência para implantar, gerenciar e divulgar aos interessados o cadastro. Porém, o relator não considera essa opção adequada.

“Em primeiro lugar, porque não há, no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor a figura de um Procon nacional: ele é integrado por órgãos federais, estaduais, distrital e municipais e entidades privadas de defesa do consumidor, sob coordenação política da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor”, explicou.

“Em segundo lugar, porque a criação de novas atribuições a órgão do Poder Executivo em proposta de iniciativa parlamentar, poderia, teoricamente, ser objeto de questionamento na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania”, completou.

O relator preferiu adotar, no substitutivo, a solução proposta no projeto apensado: alterar a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) e o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) para atribuir a responsabilidade pela instituição e gestão do cadastro às prestadoras de serviços de telecomunicações. “Elas são, afinal, aquelas que auferem lucros com as ligações efetuadas”, justificou.

Tramitação
A proposta será analisada ainda, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8195/2017

Íntegra da proposta