Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara homenageia o 40º aniversário da Rádio Nacional da Amazônia

27/09/2017 - 17:40  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos Quarenta Anos da Rádio Nacional da Amazônia
Os participantes da homenagem destacaram a importância da emissora para as comunidades da Amazônia

Os 40 anos de fundação da Rádio Nacional da Amazônia foram comemorados nesta quarta-feira (27) em sessão solene da Câmara dos Deputados solicitada pelo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).

Inaugurada em 1977, a Rádio Nacional da Amazônia é uma rede de emissoras de rádio pública brasileira pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que fortalece a conexão entre as comunidades da Amazônia, valorizando e divulgando a diversidade da região.

Jean Wyllys ressaltou a importância da rádio para a população amazônica. “O rádio pode ser o único meio de acesso à informação para aquelas pessoas. Existem lugares em que nem a TV aberta chega; além disso, no Brasil, apenas 40% [da população] têm acesso à internet”, completou.

O coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, do Alberto França, destacou a importância histórica da rádio para os indígenas. “O rádio faz parte da vida dos nossos povos, nós não tínhamos acesso à comunicação e à informação dos grandes centros”, disse França, do Povo Terena.

Fora do ar
Jean Wyllys lamentou que, atualmente, a rádio esteja fora do ar, já que em março deste ano, devido uma tempestade de raios que atingiu o parque de transmissão da EBC, em Brasília, o sinal de transmissão foi reduzido para a região.

O diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, José Arimatéia, ressaltou o esforço que está sendo feito para a reconstrução do parque de transmissão. “Estamos lutando todo dia para conseguir fazer a transmissão da rádio. Nosso empenho é muito grande, pois é uma questão de importância nacional. A Rádio Nacional é do povo brasileiro”, afirmou.

Credibilidade
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância da Rádio Nacional para as regiões de transmissão. “A rádio consegue atingir mais de 60 milhões de brasileiros, a maioria da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ela pode ser o único meio para dar notícia com credibilidade para as pessoas”, afirmou.

Maia também disse que o acesso via rádio possibilita informação, conecta as pessoas e melhora o cotidiano do cidadão.

Reportagem – Alex Akira
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.