Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara homenageia o 65º aniversário da Rádio Itatiaia, de Minas

21/09/2017 - 16:55  

Os 65 anos de fundação da Rádio Itatiaia foram comemorados nesta quinta-feira (21) em sessão solene da Câmara dos Deputados.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Homenagem à maior rádio de Minas Gerais – Rádio Itatiaia
Deputados destacaram o pioneirismo da rádio, a primeira a operar 24 horas por dia no Brasil

Também conhecida como Rádio de Minas, a emissora foi fundada em 1952 pelo jornalista e radialista Januário Carneiro. A Rede Itatiaia é composta pela Rádio Itatiaia AM/FM de Belo Horizonte e mais quatro emissoras do estado, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha.

A sessão foi solicitada pelo deputado Laudivio Carvalho (SD-MG), que ressaltou o pioneirismo da rádio no Brasil. “No País, foi a primeira a funcionar 24 horas por dia e a cobrir os Jogos Olímpicos. Além disso, destacou-se ao transmitir a programação via internet, celulares e canais de televisão”, destacou.

Carvalho ressaltou que o jornalismo esportivo é a maior especialidade do canal, mas acrescentou que a cobertura de fatos do Brasil e do mundo também estão presentes na programação.

A Voz do Brasil
O presidente da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro, aproveitou a homenagem para pedir a flexibilização do horário de exibição de “A Voz do Brasil”. “Todas as rádios param a partir das 19 horas. Estamos em uma luta intensa para que ‘A Voz do Brasil’ possa ser transmitida em horários alternativos”, afirmou.

Segundo Carneiro, a mudança possibilitará uma prestação de serviço melhor para a população.

Identificação
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou o vínculo da rádio com os moradores de Minas Gerais. “A Rádio Itatiaia estabeleceu forte conexão com o público, em termo de credibilidade e identificação, além de ser uma companheira cotidiana para os mineiros”, disse.

Maia salientou ainda que a Itatiaia é uma das rádios mais consolidadas e influentes no País, com audiência superior a 2,5 milhões de ouvintes por mês.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.