Ciência, tecnologia e Comunicações

Especialista analisa comportamento das redes sociais no debate da Reforma da Previdência

No evento, aberto ao público e com participação pelo Portal e-Democracia, os interessados também poderão acompanhar a análise de perfis políticos no Twitter e Facebook

10/05/2017 - 18:52  

professor Fábio Malini
análise dos últimos sete dias de debates sobre a Reforma da Previdência nas mídias sociais
Análise dos últimos sete dias de debates sobre a Reforma da Previdência nas mídias sociais

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados promove na quinta-feira (11), a partir das 15 horas, uma palestra com o professor Fábio Malini, especialista na análise de comportamento das redes sociais. O objetivo do evento é mostrar os dados digitais nos debates de grandes temas legislativos, como a Reforma da Previdência, e movimentos sociais.

Malini também vai apresentar a análise temporal de perfis políticos no Twitter e Facebook, mostrar aplicativos de automação de relatório de análise de redes, além de novas tendências de geração de dados sensoriais, quando os dados são coletados por aplicações baseadas em Arduino.

O Arduino é um pequeno dispositivo eletrônico capaz de captar informações do ambiente a partir de sensores. A plataforma, acoplável a computadores, tem diversas aplicações, como controle de robôs e motores. Como é de baixo custo e bastante acessível, pode ser utilizado para ações de cidadania.

Mídias Sociais e Big Data
Mestre em Ciência da Informação e doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fábio Malini é professor de mídias digitais do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde coordena o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cultura (Labic). No Labic, desenvolve pesquisas sobre ciência de dados, mídias digitais, movimentos sociais e redes sociais, com especialidade em coleta, processamento e visualização de big data.

A palestra será realizada no Plenário 3, com transmissão simultânea e participação aberta pelo e-Democracia (edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/210). Os interessados podem encaminhar dúvidas e comentários, que serão lidos durante o evento. Também haverá certificados para os participantes que se interessarem.

Serviço:
Palestra: A Metodologia do Labic na Extração, Mineração, Visualização e Análise de Dados de Redes Sociais
Dia: 11 de maio, quinta-feira, das 15 às 17h
Local: Plenário 3 da Câmara, com transmissão simultânea e participação pelo Portal e-Democracia (edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/210).

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.