Ciência, tecnologia e Comunicações

Fortalecer o jornalismo profissional é meio de lidar com notícias falsas, afirmam palestrantes

09/05/2017 - 13:53  

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Audiência pública para sugestões de alterações da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91). Dep. Orlando Silva (PCdoB-SP)
Silva: posições políticas radicais favorecem a disseminação de notícias falsas

Debatedores defenderam o fortalecimento do jornalismo profissional como caminho para lidar com a proliferação de notícias falsas, durante a 11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, que aconteceu nesta terça-feira (9) na Câmara. Outros caminhos apontados foram a aprovação de uma legislação específica para coibir as notícias falsas e a educação para uso das redes sociais.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) foi um dos que defendeu o resgate do “jornalismo autêntico” para lidar com as notícias falsas. Ele ressaltou que a radicalidade atual das posições políticas é terreno fértil para a proliferação desse tipo de informação falsa.

Essa também é a visão do diretor executivo da rádio CBN, Ricardo Gandour. Para ele, a notícia falsa e o erro jornalístico se combatem com mais jornalismo. “A emissão de informação deve ter sujeito, que deve ser cobrado pela sociedade”, disse. Ele defendeu a atividade estruturada e profissionalizada do jornalismo, praticado com princípios e métodos.

Papel do Congresso
Já na visão do presidente do Conselho de Comunicação Social – órgão auxiliar do Congresso Nacional –, Miguel Ângelo Cançado, “a superação da pós-verdade” passa pelo Parlamento. “Daqui, em sinergia com a sociedade, haverá de sair a solução para as crises que vivemos hoje”, apostou.

Na visão da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), eventuais mudanças na legislação devem ser discutidas com os órgãos de imprensa. Ela defendeu sobretudo a pronta resposta dos políticos às notícias falsas disseminadas sobre eles. Segundo Ana Amélia, não são apenas as redes sociais que promovem notícias falsas, mas muitas vezes órgãos de imprensa consolidados.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.