Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara tem novo secretário de Comunicação Social

Deputado Marcio Marinho defende transparência e rapidez na informação

28/03/2017 - 14:36  

MARCIO MARINHO
O deputado Márcio Marinho, novo secretário de Comunicação Social da Câmara

O novo secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Márcio Marinho (PRB-BA), considera fundamental que as notícias sobre a Casa “cheguem rapidamente à sociedade, especialmente àquelas pessoas que prezam por informações diretas, objetivas, sem nenhum tipo de maquiagem”. Para Marinho, que tomou posse em 16 de março, é importante garantir que os canais de comunicação da Câmara ofereçam à população a chance de acompanhar de perto o passo a passo do Plenário e das comissões, principalmente os debates sobre as grandes reformas que tanto impactam a vida do cidadão, como a trabalhista e a da Previdência.

Márcio Marinho destaca que é papel da TV Câmara, da Rádio Câmara e da agência de notícias na internet garantir transparência e equilíbrio na divulgação da atividade dos deputados. “É importante que a sociedade possa tomar conhecimento das discussões e receba informações diretamente da matriz, que é a Câmara, e não somente de outros veículos que, muitas vezes, acabam passando apenas um lado do debate e induzem o cidadão a compreender os fatos de forma desvirtuada”, afirmou.

Rede Legislativa
Márcio Marinho terá como uma de suas prioridades, à frente da Secretaria, expandir a Rede Legislativa de Rádio e TV Digital. Hoje, por meio da parceria com câmaras municipais e assembleias estaduais, a rede já chega a 42 cidades, com previsão de crescimento para outros 400 municípios que aguardam a consignação do canal pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “Ao compartilhar a programação com os legislativos locais, podemos chegar, em sinal aberto e gratuito, a um público muito maior, em todo o território nacional, o que vai democratizar ainda mais o acesso à informação”, destacou.

Desde que assumiu o cargo, o secretário já foi procurado por vários vereadores de municípios que desejam integrar a rede. “Vamos nos dedicar para que, ao término de nosso mandato, possamos ter o sinal da rádio e da TV Câmara em boa parte das cidades brasileiras”, disse Marinho.

Trajetória
Em seu terceiro mandato como deputado federal, Márcio Marinho foi presidente da Comissão do Esporte em 2015 e líder do PRB na Câmara em 2016. Antes de chegar a Brasília, foi deputado estadual na Bahia por um mandato. Ao longo de seu trabalho no Legislativo, o parlamentar tem atuado na promoção dos conselhos tutelares, na busca de regulamentação de algumas profissões como a de mestre de capoeira, na ampliação da proteção aos idosos e na defesa dos direitos do consumidor.

Márcio Marinho avalia que a experiência de 17 anos como radialista e apresentador de programas voltados para a defesa dos direitos do cidadão lhe dão “bagagem” para dirigir a comunicação da Câmara. “Comecei na televisão com um programa de 45 minutos, ao vivo, dirigido àquela parcela da sociedade que nem sempre recebe atenção do poder público”, lembrou. Atualmente, Marinho apresenta a edição baiana do programa “Patrulha do Consumidor”, veiculado em emissora aberta de rádio e TV, gravado nos dias em que o deputado permanece no estado.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.