Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Comunicação > Conselho de Comunicação divulga nota de repúdio a agressão contra jornalistas
07/03/2016 - 20h53

Conselho de Comunicação divulga nota de repúdio a agressão contra jornalistas

Agência Senado
Maria José Braga, integrante do Conselho de Comunicação Social
Maria José Braga: É preocupante que jornalistas e radialistas sejam agredidos no exercício da profissão

A agressão a jornalistas, cinegrafistas e outros profissionais da imprensa durante protestos políticos nos últimos dias motivou uma nota pública de repúdio por parte do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional nesta segunda-feira (7).

Os casos de intimidação e violência contra profissionais de comunicação foram registrados principalmente em São Paulo, na última sexta-feira (4), dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor por policiais federais durante a 24ª fase da Operação Lava Jato, que investiga a corrupção e desvio de dinheiro da Petrobras.

Papel da imprensa
Para os integrantes do conselho, os episódios mostram uma situação grave de desconhecimento do papel da imprensa por parte da população e são uma afronta ao direito de expressão.

"É muito preocupante que os profissionais – jornalistas e radialistas – sejam agredidos durante o exercício da sua profissão. Ocorreu no último fim de semana de forma acentuada, mas não é uma novidade”, disse a representante dos jornalistas no colegiado, Maria José Braga.

“Neste ano, tivemos profissionais agredidos em várias ocasiões e em mais de um estado. Isso mostra a gravidade da situação. Estamos diante de uma grave crise política e parte da sociedade sequer tem o reconhecimento do papel da imprensa no Brasil", afirmou a conselheira.

O presidente do Conselho de Comunicação Social, Miguel Ângelo Cançado, ressaltou que um país democrático precisa de uma imprensa livre, que possa efetivamente comunicar o que está acontecendo. "Nós nos manifestamos hoje repudiando as agressões sofridas por esses profissionais e que merecem de nós e de toda a sociedade todo o respeito”, afirmou.

Além da nota de repúdio, o conselho emitiu mensagem em homenagem às mulheres, por ocasião da Semana da Mulher.

Reportagem – Ginny Morais
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal