Ciência, tecnologia e Comunicações

Governo amplia investimentos em publicidade na internet

08/10/2015 - 16:09  

O ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, disse nesta quinta-feira, durante a audiência da CPI dos Crimes Cibernéticos, que o governo tem aumentado os investimentos em publicidade na internet, meio que hoje ocupa o terceiro lugar em audiência – perdendo apenas para o rádio e a TV.

Em abril, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou os gastos dos órgãos da administração pública federal com publicidade, que somaram R$ 2,32 bilhões em 2014 – o que inclui ministérios, autarquias e empresas públicas. Em 2013, o valor foi de R$ 2,31 bilhões – ou R$ 2,46 bilhões, corrigidos pelo IGP-M.

Já os gastos do governo com publicidade na internet aumentaram 22,8% em 2014 em relação a 2013: saltaram de R$ 159 milhões para R$ 195 milhões. Segundo o ministro, esse investimento é feito com base em critérios técnicos. “O número de veículos cadastrados na Secom saltou de pouco mais de 400 para 10 mil em menos de dez anos. Em 2014, a administração pública investiu R$ 195 milhões, o que corresponde a 8,5% de todo o gasto com publicidade”, disse.

A CPI também ouviu os depoimentos dos presidentes de duas entidades ligadas ao setor publicitário: Orlando Marques, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), e Sandra Martinelli, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Eles disseram que os anúncios na internet seguem padrões técnicos e que muitas vezes os anunciantes não têm controle a respeito do conteúdo dos sites onde são publicados. O critério é feito com base na audiência e não no conteúdo. “É um mundo novo e que precisa ainda ser mais bem regulamentado”, disse Marques.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – João Pitella Junior

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