Ciência, tecnologia e Comunicações

Presidente da Câmara critica restrições à publicidade

Durante Congresso promovido pela Abert, o presidente também defendeu diploma para jornalistas

07/10/2015 - 15:28  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) participa de palestra sobre o Panorama da Radiodifusão na Câmara Federal no 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Eduardo Cunha: restringir publicidade no rádio e TV é interferência econômica

Durante o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, criticou propostas em tramitação na Casa que pretendem impor restrições à publicidade no rádio e na TV. “Isso é uma interferência econômica. Tenho a opinião de que não devemos nos meter”, disse. “As emissoras vendem o espaço e vê quem quer. É claro que há limitações de horário”, acrescentou.

No mesmo sentido, Cunha defendeu o direito das emissoras de venderem parte das suas grades de programação para igrejas e sindicatos. “Se quer vender para igreja ou sindicato e tem quem pague, não vejo problema”, disse.

Por outro lado, o presidente da Câmara se mostrou contrário à comercialização de publicidade por emissoras educativas, que contam com isenção tributária e de encargos trabalhistas. “Eu vou conseguir uma concessão educativa e depois querer negociar espaços de publicidade?” questionou. “Não há a mínima condição”.

Diploma de jornalista
Cunha defendeu a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, mas observou que talvez o tema deva ser regulamentado por lei ordinária e não definido por emenda à Constituição. “Sou sim a favor do princípio de você ter um jornalista; mas, obviamente, nós temos as circunstâncias da difusão da comunicação, que têm de ser observadas por aqueles que não são jornalistas, mas têm qualificação para prestar a informação correta”, destacou.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Mônica Thaty

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