Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissões aprovam audiência com ministro da Secom da Presidência

Horas depois da aprovação dos requerimentos de debate, o ministro Thomas Traumann pediu demissão do cargo. As comissões ainda não decidiram se vão ouvir o substituto.

25/03/2015 - 23:02  

As comissões da Câmara dos Deputados de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Fiscalização Financeira e Controle aprovaram nesta quarta-feira (26) pedido para ouvir o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Thomas Traumann.

Os parlamentares querem ouvir esclarecimentos sobre as denúncias de supostas contratações de robôs e de financiamentos de blogs para favorecer o governo federal. Os requerimentos apresentados por quatro parlamentares eram para convocar o ministro, mas somente foi aprovado o convite, que não obriga a presença do convidado.

No entanto, horas depois da aprovação dos requerimentos, o ministro pediu demissão do cargo. As comissões ainda não decidiram a data para ouvir o novo titular da pasta. A Secretaria de Imprensa informou, por meio de nota, a demissão, sem que o Palácio do Planalto informasse o motivo e quem assumirá a pasta. Na nota oficial a presidente agradeceu "a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”.

Denúncias
Os deputados alegaram que a secretaria precisa explicar denúncias publicadas na imprensa de que um suposto documento elaborado pela Secom, que defendia mais propaganda para o município de São Paulo.

De acordo com o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), um dos que solicitou a audiência, o texto admite que os "blogs progressistas”, popularmente conhecidos como “blogs sujos”, atuem de maneira coordenada com o governo. “Ressalta ainda, que os investimentos em comunicação devem se concentrar em São Paulo em parceria com o prefeito Fernando Haddad, que também tem sofrido com a baixa popularidade. Ademais, a intenção é reverter o quadro após as manifestações do último dia 15.”

Contratação de hackers
Os parlamentares ainda desconfiam da contratação de hackers, conhecidos como “robôs”, para atacar sites de oposicionistas, com o objetivo de provocar a derrubada das páginas. “Indivíduos com conhecimento de computação podem, a partir do Brasil, usar computadores zumbis, infectados por vírus, em outros países para atacar determinada página sem que os donos dessas máquinas tenham conhecimento. A prática de difícil comprovação não é fantasiosa, como exemplo, na última campanha eleitoral para Presidência da República, um vídeo do candidato Aécio Neves, foi atacado e derrubado pelo Youtube”, lembrou Araújo.

Também assinaram os requerimentos os deputados Elizeu Dionizio (SD-MS), Nilson Leitão (PSDB-MT) e Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM).

A Secretaria de Comunicação Social é responsável pela interlocução do Palácio do Planalto com a imprensa, por gerenciar as estratégias de comunicação de todos os ministérios e definir a aplicação das verbas publicitárias do governo nos veículos de comunicação.

Da Redação – RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.