Ciência, tecnologia e Comunicações

Posse dos 513 deputados terá cobertura integrada dos veículos da Câmara

Solenidade será realizada às 10 horas em 1º de fevereiro (domingo). No mesmo dia, às 18 horas, ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora.

14/01/2015 - 11:21   •   Atualizado em 14/01/2015 - 16:54

A posse dos 513 deputados federais para o mandato de 2015 a 2019 acontece no domingo (1º de fevereiro) e terá acompanhamento em tempo integral dos quatro veículos de comunicação da Câmara dos Deputados (TV, Rádio, Portal e Jornal). Serão 198 novos deputados – o índice de renovação da próxima legislatura será de 43,5%, um pouco menor do que o de 2010, de 46,4%.

A cobertura começa já no sábado (31 de janeiro) pela manhã, quando os parlamentares participam de um debate sobre aspectos do cenário político brasileiro com os cientistas políticos Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Fabiano Santos, da Universidade do Estado do Rio. Também pela manhã, os novos deputados vão conhecer informações sobre a estrutura da Casa e detalhes para vivência administrativa do mandato.

Ao longo do sábado, nossos repórteres acompanharão o registro de candidaturas para a Presidência da Câmara. Até o momento, três deputados já anunciaram suas candidaturas: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG). O prazo para registro na Secretaria-Geral da Mesa, durante o sábado, acaba às 18h30.

No dia 31, os deputados já poderão ler uma edição especial do Jornal da Câmara, com todos os detalhes da posse e da eleição da Mesa Diretora da Casa.

Posse
A eleição para a Presidência da Câmara e para os demais cargos da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016 ocorrerá no dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas. A posse dos deputados será realizada no mesmo dia, mais cedo, às 10 horas.

“No domingo, a partir das 9 horas, teremos uma cobertura extensiva e ostensiva durante todo o dia dos quatro veículos de comunicação para mostrar tanto a posse quanto a eleição do presidente da Câmara”, destacou a diretora interina de jornalismo, Aline Machado.

Na internet, o portal Câmara Notícias terá cobertura em tempo real dos principais acontecimentos ao longo do dia.

Segundo o deputado Fábio Garcia (PSB-MT), um dos novos parlamentares que vão tomar posse, a cobertura integrada é importante para democratizar a comunicação e para a população acompanhar o trabalho no Congresso. “A população tem direito de saber o que está acontecendo na Câmara, nossa atuação, nosso trabalho. É um mecanismo de transparência e democratização da comunicação”, disse.

Blocos
No início da tarde de domingo, a movimentação acontece na formação de blocos parlamentares para disputar a eleição aos cargos da Mesa Diretora da Câmara. Além da Presidência da Casa, estão em disputa duas vice-presidências e quatro secretarias (e quatro suplências). Os cargos da Mesa Diretora têm funções diferentes, desde a gestão de questões administrativas da Câmara até a de corregedoria.

Normalmente, a eleição segue o critério da proporcionalidade partidária, pelo qual o maior partido tem o direito de escolher o cargo para o qual fará a indicação (em geral, presidente), depois a preferência é da legenda com a segunda maior bancada e, assim, sucessivamente. Em cada um dos cargos disputados, é possível haver candidaturas avulsas, sem apoio formal de partidos.

Às 14h30, acontece a reunião de líderes para definir a divisão dos cargos da Mesa, já com base na formação de blocos. Os repórteres acompanharão a movimentação no Salão Verde da Câmara.

Até as 17 horas do domingo, poderá haver o registro de candidaturas. A eleição do novo presidente da Câmara e demais membros da Mesa Diretora começa às 18 horas – a sessão será presidida pelo deputado com o maior número de mandatos, Miro Teixeira (Pros-RJ). O candidato a presidente será eleito em primeiro turno se conseguir maioria absoluta dos votos (se os 513 votarem, serão necessários 257 votos para garantir a eleição na primeira disputa). Caso não consiga, a eleição irá para o segundo turno entre os dois pretendentes mais votados.

No dia 2 de fevereiro, às 15 horas, está prevista uma sessão conjunta do Congresso Nacional, para a abertura do ano legislativo.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.