Ciência, tecnologia e Comunicações

Programa "Participação Popular" ganha Prêmio Engenho de Comunicação

No programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão sobre temas em discussão no Congresso.

20/11/2014 - 19:05  

Nova vinheta Participação Popular
O "Participação Popular" vai ao ar na TV e na Rádio Câmara às sextas-feiras, às 18 horas, ao vivo.

O programa de entrevistas e debates "Participação Popular", da TV e da Rádio Câmara, recebeu o prêmio "Engenho de Comunicação – O Dia em que o jornalista vira notícia" na categoria Inovação Jornalística. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na noite de quarta-feira (19), em Brasília. Foram dez premiados em diferentes categorias.

O "Participação Popular" vai ao ar na TV e na Rádio Câmara às sextas-feiras, às 18 horas, ao vivo. No programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão sobre temas em discussão no Congresso. A direção é de Iroã Simões, com apresentação do jornalista Fabrício Rocha e entrevistas realizadas pela repórter Carol Siqueira.

O objetivo do programa é envolver a população nas grandes discussões do País. As pessoas mandam suas opiniões por e-mail, twitter ou telefone. Em complemento, um repórter vai às ruas ouvir o que o cidadão comum tem a dizer.

Neste ano, foram discutidos temas como voto facultativo, financiamento público de campanha, economia de água e música de raiz. O recorde de participação do cidadão, com 102 manifestações, abordou o tema Vitamina D.

Premiação
Em sua 11a edição, o prêmio Engenho de Comunicação reconheceu os profissionais que mais se destacaram no jornalismo de Brasília. A categoria "Inovação Jornalística" foi criada neste ano e teve como finalistas, além do "Participação Popular", o Programa Transitando (Rádio Transamérica) e o site Jota, de notícias sobre o Judiciário.

A comissão julgadora foi formada por Marco Aurélio Mello (ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do júri), José Múcio (ministro do Tribunal de Contas da União), Alexandre Camanho (presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República), Adelmir Santana (presidente da Fecomércio-DF) e Alexandre Kieling (diretor da Universidade Católica de Brasília e representante da iniciativa acadêmica).

Não há inscrições para o prêmio. É a própria comissão que faz as indicações, escolhe três finalistas em cada categoria e, desse grupo, define o vencedor. Além das dez categorias, foi feita uma homenagem especial, neste ano dedicada ao jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo.

Reprises
Além da transmissão ao vivo nas sextas-feiras, o “Participação Popular” tem reprises no sábado (meia-noite e 10 horas), no domingo (17h30), na segunda-feira (8h30 e 19 horas) e na terça-feira (5h).

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.