Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara ultrapassa 5 milhões de interações com a sociedade em 2014

Cidadãos interagem por meio de telefone, das redes sociais e do site da Câmara dos Deputados.

05/11/2014 - 19:06   •   Atualizado em 17/11/2014 - 19:36

Câmara - Participação Popular - Selo internet - mouse

A Câmara dos Deputados superou, em outubro, a marca de 5 milhões de interações com os cidadãos neste ano. No ano passado, foram cerca de 800 mil interações. O resultado indica um aumento constante da participação e do interesse popular no processo legislativo.

O que mais chamou a atenção dos cidadãos foi a enquete "Você concorda com a definição de família prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?". A pergunta motivou a participação de aproximadamente 2,8 milhões de pessoas.

Outra enquete, sobre o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vítimas de crimes, despertou o interesse de quase 1 milhão de pessoas.

A participação popular se dá por meio de telefone, das redes sociais e do site da Câmara. Além das enquetes, o público interage a respeito de proposições legislativas e de matérias jornalísticas da Agência, da Rádio e da TV Câmara.

Em outubro, as propostas mais comentadas foram a Medida Provisória 650/14, que reestruturou a carreira de policial federal; o Projeto de Lei 3722/12, que revoga o Estatuto do Desarmamento; e a Proposta de Emenda à Constituição 170/12, que trata da aposentadoria integral em casos de invalidez.

Nas mídias sociais, o tema eleições atraiu a atenção dos internautas.

Canais de participação
O portal da Câmara oferece diversos canais de interação. Por meio do Fale Conosco ou do telefone 0800 619619, o cidadão pode enviar sugestões e perguntas, que são encaminhadas às áreas competentes para o devido esclarecimento. Se a intenção for fazer denúncias ou reclamações, o serviço indicado é o Fale com a Ouvidoria.

Também é possível participar de enquetes e videochats sobre os principais temas em discussão no Congresso Nacional, comentar as notícias publicadas e fazer perguntas a parlamentares e especialistas convidados dos programas transmitidos ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara. Nas redes sociais, os perfis do Twitter e do Facebook compartilham informações sobre a agenda legislativa e os resultados das votações.

Democracia eletrônica
Além desses canais, a Câmara tem o portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br), que reúne comunidades virtuais para o debate dos principais temas em discussão na Casa. Os internautas podem fazer comentários sobre um projeto de lei e enviar sugestões de alteração da proposta.

Depois de compiladas por uma equipe técnica, que reúne analistas e consultores legislativos, as contribuições dos cidadãos são encaminhadas ao deputado que relata o projeto.

Também no portal e-Democracia, o cidadão pode participar de audiências públicas promovidas pelas comissões temáticas da Câmara. As reuniões são transmitidas ao vivo pelo serviço WebCâmara, que permite ao internauta fazer comentários e perguntas aos deputados e convidados por meio de videochats ou e-mail.

Acesso à informação
A diretora da Coordenação de Participação Popular da Câmara dos Deputados, Simone Ravazzolli, afirmou que as novas mídias disponíveis, como o whatsapp, levaram ao aumento no número de participação da população.

Ela ressaltou que todo cidadão, ao entrar nos canais de participação popular, pode acessar uma reportagem que explica o assunto em debate. “Na hora de votar, a pessoa tem as informações para saber se posicionar, para compreender em que está votando", disse Simone Ravazzolli.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.