Ciência, tecnologia e Comunicações

Anatel anuncia conclusão de testes para leilão de faixa destinada à telefonia 4G

Atualmente, espectro de 700 MHz é ocupado por canais da TV aberta e emissoras de rádio. Sindicalista afirma que edital não deixa claro obrigações das empresas que vencerem licitação.

02/06/2014 - 20:24  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Oitiva sobre a destinação, no espectro eletromagnético, da faixa de 700 MHz. Presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente
Jarbas Valente: custos para limpeza da frequência serão divididos entre empresas que vencerem a licitação.

O vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, disse que já foram encerrados os testes necessários para o leilão da faixa de frequência de 700 megahertz para a tecnologia de banda larga móvel de 4ª geração(4G). Atualmente, essa parte do espectro é ocupada por canais da tevê aberta e emissoras de rádio.

O tema foi debatido em reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional nesta segunda-feira (2). Valente informou que a consulta pública realizada pela Anatel será encerrada amanhã. Para ele, é preciso começar um processo que ainda deve demorar alguns anos para ser encerrado.

Jarbas Valente lembrou que, antes de iniciar o uso da faixa de 700 MHz, as empresas de telefonia terão que financiar a limpeza da frequência com a mudança das rádios e tevês que atuam nessa para outras faixas. Ele informou que uma entidade será criada para fazer esse serviço - os custos serão calculados pela Anatel e divididos entre as companhias que vencerem o leilão. "Vamos prever, no edital, que as vencedoras aportem uma quantia que será liberada ano a ano para a empresa [de radiodifusão] renovar seus equipamentos."

Incertezas
Já o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel, Eduardo Levy, destacou que a área de telefonia precisa muito da faixa de 700 MHz, mas é melhor concluir o processo com mais calma porque ainda há incertezas em relação às obrigações das companhias que ganharem a licitação.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Oitiva sobre a destinação, no espectro eletromagnético, da faixa de 700 MHz. Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Olimpio José Franco
Para Olímpio José Franco, telefonia interferirá no sinal das TVs.

Ele destacou que os testes realizados pela Anatel apresentaram problemas, que precisam ser investigados com maior profundamente. "Deve ser avaliada com cautela toda a questão em relação à entidade [responsável pela limpeza do espectro], em relação à logística que vai ser feita", exemplificou.

De acordo com Levy, é necessário também determinar critérios de qualidade para definir o preço do leilão. Ele destacou o crescimento da banda larga móvel no País, atualmente com 150 milhões de acessos, e criticou o fato de que no edital não há obrigação de cobertura em áreas remotas. “Em médio prazo, a licitação da faixa de 700 MHz é a última oportunidade para atender áreas menos povoadas”, disse.

Interferência
A possibilidade de interferência no sinal da TV digital pela banda larga móvel é outro argumento dos críticos do leilão da Anatel. Na avaliação do presidente Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Olímpio José Franco, em 700 MHz, a telefonia interfere, sim, na imagem da televisão que é projetada.

Ele também defendeu um processo mais lento para que pontos que ainda não ficaram claros - como o sistema de arrecadação durante o processo de implementação da telefonia nesse espectro - sejam esclarecidos.

O governo prevê para agosto o leilão que vai permitir a ampliação da oferta do 4G no Brasil. Desde 2012, o serviço é oferecido pelas operadoras em parte do País na faixa de 2,5 GHz .

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.