Ciência, tecnologia e Comunicações

Brasil poderá ganhar nova operadora de telefonia celular com leilão de 4G, diz ministro

30/04/2014 - 15:54  

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, espera que mais uma operadora de telefonia móvel comece a operar no País com o leilão da frequência de 700 megahertz para a tecnologia de banda larga móvel (4G), que deverá ocorrer em agosto. A declaração foi dada após a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30), sobre a qualidade e os valores dos serviços de telefonia móvel no Brasil.

“Com o crescimento dos últimos anos e a projeção de crescimento do mercado no País, temos condições boas de atrair uma nova empresa”, disse. “É de interesse do governo e do consumidor aumentar a concorrência”, completou. Bernardo destacou que houve aumento de 454% no acesso a internet móvel (3G e 4G) de dezembro de 2010 a março de 2014.

Ainda segundo o ministro, o governo espera arrecadar de R$ 7 a R$ 8 bilhões no leilão. Paulo Bernardo pretende viajar para a Europa e para os Estados Unidos, juntamente com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, para divulgar as regras para o leilão de 4G. “As regras devem facilitar a entrada de novos operadores”, afirmou.

Copa do Mundo
Questionado por jornalistas, o ministro afirmou que o serviço de internet sem fio poderá ser deficiente em alguns estádios da Copa do Mundo. “Já colocamos ponto de wi-fi em seis estádios e isso irá funcionar melhor do que nos outros, porque, em alguns estádios, não conseguimos ainda convencer as administrações (a instalar a infraestrutura) e é possível que não dê tempo de fazer”, destacou.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.