Ciência, tecnologia e Comunicações

Portal do Congresso traz informações integradas sobre Câmara e Senado

O site traz informações sobre as reuniões do Congresso, as propostas em tramitação e o orçamento federal

16/07/2013 - 13:57  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Henrique Alves ressaltou que a população vai poder consultar o teor dos vetos presidenciais no portal.

Foi lançado na manhã desta terça-feira (16) o Portal do Congresso Nacional na internet (www.congressonacional.leg.br). O lançamento foi feito pelo presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros, e pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

O site traz informações sobre as reuniões do Congresso; os 513 deputados e 81 senadores; a agenda de trabalhos; o Orçamento; as medidas provisórias; e os vetos presidenciais; além de notícias do trabalho legislativo e links para as transmissões ao vivo da TV Câmara e da TV Senado. Antes, essas informações ficavam distribuídas nos portais da Câmara e do Senado.

Henrique Eduardo Alves elogiou a iniciativa de criação do portal do Congresso e afirmou que um dos benefícios será a possibilidade de a população brasileira consultar o teor dos vetos presidenciais. Ele lembrou que na semana passada foi aprovado um projeto de resolução que altera as regras de tramitação dos vetos presidenciais e faz com que o Congresso Nacional tenha sua pauta de votações trancada após 30 dias sem analisar o veto presidencial.

O portal também vai trazer, em um segundo momento, ferramentas para facilitar o acesso às páginas das comissões, tanto da Câmara quanto do Senado, e para buscas sobre tramitação de projetos.

Parceria
O trabalho de construção do Portal do Congresso Nacional foi realizado em parceria pelas equipes da Secretaria Geral da Mesa e das áreas de informática e comunicação das duas Casas. O Comitê Gestor do Portal do Congresso, colegiado responsável pela gestão do novo portal, será integrado por servidores das duas Casas, e não haverá remuneração adicional pelo cargo.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.