Ciência, tecnologia e Comunicações

Finanças aprova competência da Anatel para arrecadar dívida de empresas com o Fust

12/07/2013 - 15:26  

Leonardo Prado
Guilherme Campos
Campos: proposta não traz impactos negativos às contas públicas.

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, na quarta-feira (10), proposta que estabelece a competência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para arrecadar a contribuição devida ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) pelas empresas prestadoras de serviços de telecomunicações.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Guilherme Campos (PSD-SP), ao Projeto de Lei 7759/10, do ex-senador Renato Casagrande. Na avaliação do relator, o texto resolve uma insegurança jurídica existente, atribuindo, em lei, ações que já são realizadas pela Anatel, mas baseadas no Decreto 3.624/00.

Em seu substitutivo, Campos retirou da proposta original a necessidade de convalidação dos atos praticados pela Anatel relativos ao regramento das atualizações de débitos com a contribuição do Fust. “Caso essa iniciativa fosse concedida, o Poder Legislativo estaria convalidando os atos praticados pela Anatel referentes a dezenas, centenas ou até milhares de atos sem saber quantos e quais destes serão válidos”, justificou Campos. “Além disso, não se sabe quem será beneficiado ou prejudicado diante da ausência de informação clara e precisa”, acrescentou.

Campos também analisou a adequação financeira e orçamentária da proposta e concluiu que ela não traz impactos negativos às contas públicas.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo e já havia sido aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7759/2010

Íntegra da proposta