Ciência, tecnologia e Comunicações

Chips de celulares poderão vir com números de emergência na memória

22/06/2013 - 17:36  

Acelino Popo CH 31/08/11
Popó: telefones móveis são principal meio de acesso aos serviços de emergência.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5068/13, do deputado Acelino Popó (PRB-BA), que determina que os chips de telefonia celulares sejam fornecidos ao usuário com a memória previamente programada com os números telefônicos de acesso a serviços de emergência e ao serviço de atendimento ao usuário.

De acordo com o texto, os seguintes números telefônicos deverão ser previamente gravados na memória do chip: serviço de bombeiros; serviço de polícia; serviço de emergência médica; Disque-denúncia; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Civil do Estado; Defesa Civil; e serviço de atendimento ao usuário da operadora.

“Os telefones móveis são o principal meio de acesso do assinante aos serviços de emergência”, destaca o autor. “Entretanto, os cidadãos, sobretudo nos momentos em que mais precisam dos serviços de emergência, se dão conta que não conhecem os números de acionamento telefônico desses serviços – algo que, em determinadas situações, pode custar inclusive a vida das pessoas”, complementa.

Conforme a proposta, o descumprimento da medida sujeitará o infrator a multa de até R$ 10 mil por módulo comercializado.

Tramitação
De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5068/2013

Íntegra da proposta