Ciência, tecnologia e Comunicações

Conheça os demais serviços de comunicação da Câmara

09/09/2011 - 15:36  

Luiz Alves
Jornalismo
Rádio Câmara: material é reproduzido por mais de 1,7 mil emissoras em todo o País.

Rádio Câmara
A emissora, que iniciou suas transmissões em Brasília em 1999 (pela frequência FM 96,9), oferece aos ouvintes a transmissão ao vivo das votações em Plenário, a cobertura jornalística das atividades parlamentares, programas especiais voltados à formação de cidadania, campanhas de utilidade pública, radionovelas, além de programação musical comprometida com a diversidade cultural do País.

A Rádio Câmara também participa do programa de acessibilidade da Câmara, produzindo audiolivros e promovendo a leitura da Constituição, de algumas leis básicas e de convenções internacionais. É responsável ainda pela produção da parte relativa à Câmara no programa Voz do Brasil.

Todo material jornalístico produzido pela Rádio está disponível na internet e é baixado e reproduzido por mais de 1,7 mil emissoras parceiras em todo o País.

TV Câmara
Criada em 1998, a TV Câmara oferece programação 24 horas por dia, sete dias por semana. A função prioritária da estação é transmitir, ao vivo, as sessões do Plenário. O canal também transmite, ao vivo ou gravados, os trabalhos das comissões permanentes, comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e seminários. A programação inclui ainda telejornais, programas de debates e entrevistas, documentários, curtas-metragens e outros programas culturais.

Diógenis Santos
Jornalismo TV Câmara
TV Câmara oferece programação 24 horas por dia, sete dias por semana.

O sinal da TV Câmara está disponível em rede aberta do Distrito Federal e via parabólica e TV por assinatura no restante do País. Além disso, toda a produção está disponível na internet, para ser assistida e baixada. São mais de 31 mil vídeos, com novos arquivos sendo incluídos diariamente.

Jornal da Câmara
Editado desde 1971, o Jornal da Câmara  foi reformulado em 1998, passando a circular em formato tabloide. O jornal noticia os debates e as votações de proposições realizados no Plenário Ulysses Guimarães, as audiências públicas, discussões e votações nas reuniões ordinárias das comissões; reuniões das comissões parlamentares de inquérito (CPI); atos e decisões da Mesa Diretora, do Colégio de Líderes, do Conselho de Ética e demais órgãos legislativos da Casa; além de discursos feitos pelos deputados nos espaços regimentais do Pequeno Expediente e do Grande Expediente.

O jornal está disponível em edições impressas, distribuídas na Câmara, nos ministérios, em hotéis e no aeroporto, com tiragem de 5 mil exemplares, de terça a sexta-feira. A edição também pode ser lida na página da Câmara dos Deputados na internet.

Coordenação de Jornalismo
A Coordenação de Jornalismo faz a checagem diária da agenda de trabalhos da Câmara, apura o resultado das votações nas comissões e organiza a cobertura jornalística das atividades pelas equipes de reportagem dos veículos de comunicação da Casa.

Relações Públicas
A Coordenação de Relações Públicas desenvolve ações de comunicação de interesse dos diversos órgãos da Casa e campanhas voltadas para o público interno, organiza eventos institucionais e oferece suporte para eventos promovidos em parceria com outras entidades. É responsável ainda pelo Disque-Câmara (0800 619 619) e pela visitação cívica monitorada oferecida a visitantes todos os dias. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (61) 3216-1771.

Divulgação Institucional
Responsável pelas ações de comunicação que promovem as diferentes atividades da Câmara, a Coordenação de Divulgação Institucional produz e edita conteúdos do portal da Câmara na internet e material impresso e digital de comunicação interna. Abrange ainda o serviço de fotografia da Casa e o programa Plenarinho, voltado para a formação política do público infantil:

Assessoria de Imprensa
Relaciona-se com os profissionais dos veículos da imprensa externa que cobrem as atividades da Câmara, respondendo sobre assuntos ligados à administração geral, gastos públicos, servidores e processo legislativo. Produz os chamados "avisos de pauta" (press releases) distribuídos aos principais veículos de comunicação do País, com o objetivo de divulgar as ações da Câmara. É responsável pela concessão de credenciamento temporário de jornalistas e de autorização para captação de imagens nas dependências da Casa.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.