Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto prevê tecla em braile para telefone comercial

02/05/2011 - 18:48  

Leonardo Prado
Sandes Junior
Sandes: a medida, de baixo custo, contribuirá para o acesso de deficientes a vários serviços.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 227/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga estabelecimentos privados de uso coletivo a oferecer aparelhos telefônicos equipados com teclas em braile.

A proposta altera a Lei da Acessibilidade (10.098/00) e estabelece que o percentual mínimo de aparelhos será definido posteriormente na regulamentação.

Segundo o autor, a atual legislação já possui capítulo específico para regulamentar o acesso da pessoa com deficiência a sistemas de comunicação e de sinalização. Ele lembra que a lei estabelece que cabe ao Poder Público promover a eliminação de barreiras na comunicação.

No entanto, “como essa determinação é por demais genérica”, diz o deputado, ele optou por incluir “um dispositivo específico sobre a disponibilidade de telefones com teclas em braile em estabelecimentos de uso público como hotéis, restaurantes, bares e casas de espetáculos”.

Manato argumenta que a medida é de fácil implementação e de baixo custo e que contribuirá para melhorar o acesso dos deficientes visuais a vários serviços hoje disponíveis apenas por meio de telefone. Projeto semelhante (PL 3604), do ex-deputado Celso Russomano, foi arquivado ao final da legislatura passada.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 7699/06, do Senado, que institui o Estatuto do Portador de Deficiência, e está pronto para ser votado pelo Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7699/2006

Íntegra da proposta