Ciência, tecnologia e Comunicações

Finanças aprova acordo entre Brasil e União Européia

03/08/2005 - 16:23  

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta manhã acordo de cooperação científica e tecnológica celebrado entre o Brasil e a Comunidade Européia em 2004. O projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1423/04, apresentado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, abrange 13 campos específicos, entre eles biotecnologia, tecnologia da informação e das comunicações, e gestão e uso sustentável dos recursos ambientais.

Cooperação
O objetivo do acordo é incentivar as atividades de cooperação nas áreas de interesse comum. Essas atividades poderão assumir a forma de projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico; de visitas e intercâmbio de cientistas; de organização de seminários; de conferências e workshops científicos; de intercâmbio e uso conjunto de equipamentos e materiais; e do intercâmbio de informações sobre políticas no domínio da ciência e tecnologia.
O parecer do relator da matéria, deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), favorável à adequação orçamentária e financeira e ao mérito do texto, foi aprovado por unanimidade.

Tramitação
O projeto já obteve aprovação nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta segue agora para apreciação do Plenário.

Notícias anteriores:
Comissão aprova acordo tecnológico com UE
Comissão aprova acordo científico entre Brasil e Europa
Comissão aprova cooperação científica com a Europa

Reportagem - Sandra Crespo
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1423/2004

Íntegra da proposta