05/12/2018 - 08h15

Audiência avalia investimentos em pesquisa de inovação no Brasil

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados discute nesta manhã o papel do governo e da iniciativa privada nas pesquisas de inovação.

Os deputados Odorico Monteiro (PSB-CE) e Celso Pansera (PT-RJ), que propuseram a realização da audiência, lembram que, desde a década de 90, o Brasil vem buscando estruturar o Sistema Nacional de Inovação, adotando uma série de políticas, além de estimular as instituições públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias.

Segundo os parlamentares, a evolução do Sistema Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTIs) exigiu o emparelhamento do País com os sistemas mais avançados do mundo, com vultosos investimentos nos últimos anos. “Estamos em um momento de singular importância para o País, com a perspectiva de novo governo e o fim de uma legislatura, momento propicio para que o governo, a iniciativa privada, as instituições e a sociedade possam debater a pesquisa de inovação, considerando o papel que cada um dos atores desempenha”, afirmam Monteiro e Pansera no requerimento que pediu a realização da audiência.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Marcos Cintra; e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges.

Confira a lista completa de convidados.

O debate, que recebeu o apoio dos deputados por Sandro Alex (PSD-PR) e Luiza Erundina (Psol-SP), será realizado a partir das 10 horas, no plenário 13.

Assista ao vivo

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'