Ciência, tecnologia e Comunicações

Maratona da Câmara na Campus Party premia três trabalhos sobre processo legislativo

03/07/2018 - 13:19  

A Câmara dos Deputados participou da segunda edição da Campus Party em Brasília, encerrada no último fim de semana, e junto com o Senado organizou uma maratona para que jovens programadores propusessem soluções para o Legislativo. A Campus Party é o maior evento de tecnologia do Brasil, e foi uma oportunidade para as duas Casas trabalharem unidas no contato com os campuseiros, como são chamados os participantes do evento, formados por gamers, profissionais e empreendedores de TI.

Edmundo Andrade, que trabalha na diretoria de inovação e TI da Câmara, foi o coordenador do Parlathon, e explica os objetivos: "O tema do Parlathon deste ano foi o desenvolvimento de um aplicativo web, ou aplicativo móvel, que ajude os cidadãos brasileiros a acompanhar e entender por onde passam os projetos de lei, dentro da Câmara e do Senado.”

Das 29 equipes inscritas no primeiro Parlathon, apenas 7 conseguiram concluir o desafio do Legislativo em 48 horas, e três foram premiadas.

Danilo Lemes, que trabalha com desenvolvimento de softwares, fez parte da equipe vencedora, 31337, ou Eleet na gíria geek. Para ele, o principal desafio ao fazer o aplicativo vencedor foi entender o processo legislativo e unificar informações da Câmara e do Senado.

Bruna Moreira, professora de engenharia de softwares na Universidade de Brasília, participou da equipe KBM, que ficou em segundo lugar, e organizou a informação como uma linha do tempo. Para ela, o contato com os servidores da Câmara e do Senado foi fundamental para entender o caminho que os projetos precisam percorrer.

As soluções ainda não estão prontas, mas a análise feita na Campus Party pode ajudar em futuros desenvolvimentos, segundo Roberta Rabay, diretora do Laboratório Hacker da Câmara, setor que lida com a interação entre o legislativo e programadores independentes.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

A equipe vencedora do primeiro Parlathon recebeu três Tablets, oferecidos pelo sindicato dos servidores do legislativo (Sindilegis), e as três equipes receberam ingressos para a próxima edição da Campus Party em São Paulo, que é o maior evento de tecnologia do país. A edição de Brasília consolidou-se agora como a segunda colocada, com mais de 9 mil campuseiros e 90 mil visitantes.

Você pode conferir como foi a participação do Legislativo na Campus Party procurando a hashtag #camaraesenadonacampus nas redes sociais.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.