Ciência, tecnologia e Comunicações

Viação e Transportes promove debate sobre eletromobilidade no Brasil

04/07/2018 - 08:08  

A Comissão de Viação e Transportes realiza audiência pública hoje para debater a eletromobilidade no Brasil. A discussão será realizada a pedido dos deputados Marcelo Matos (PSD-RJ) e Hugo Leal (PSD-RJ).

Matos explica que a eletromobilidade está relacionada a forma como os veículos são impulsionados para o seu funcionamento, ou seja, veículos que utilizam a eletricidade para fornecer locomoção as pessoas, tais como ônibus, scooters, bicicletas ou carros.

“Mais do que uma tendência, os veículos elétricos têm se apresentado como uma solução para redução das emissões de gases nocivos e uma opção para os que buscam meios de transporte ambientalmente amigáveis”, afirma.

Na avaliação dos parlamentares que propuseram o debate, o Brasil carece de um programa nacional de eletromobilidade que integre iniciativas nacionais e regionais e indique os rumos a seguir pela iniciativa privada.

Foram convidados para a audiência, entre outros:
- a diretora do Departamento das Indústrias para Mobilidade e Logística do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Margarete Gandini;
- o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Maurício José Alves Pereira; e
- o representante da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Thiago Sugahara.

Confira a relação completa de convidados.

O debate será realizado às 9 horas, no plenário 11.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.