Ciência, tecnologia e Comunicações

CCJ aprova concessão de título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica a Tércio Pacitti

11/04/2018 - 15:50  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei 8059/17, do Poder Executivo, que outorga o título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica ao major-brigadeiro engenheiro Tércio Pacitti, responsável pela concepção e pela implementação da tecnologia da informação no Comando da Aeronáutica e no País.

Força Aérea Brasileira
Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti - Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica - PL 8059.17
O homenageado Tércio Pacitti

Falecido em 2014, Tércio Pacitti foi doutor formado pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. O major-brigadeiro escreveu o primeiro livro em língua portuguesa dirigido ao meio acadêmico sobre programação de computadores, e foi autor de outras quatro obras sobre o tema.

O Poder Executivo argumenta que a indicação não apenas presta homenagem a Pacitti, como destaca o “importantíssimo papel que a informática, desde os seus primórdios, passou a ter para o desenvolvimento da Aeronáutica”.

Tramitação
Como tramita em caráter conclusivo, o projeto, que já passou pela Comissão de Cultura, poderá ser remetido para o Senado, a não ser que haja recurso assinado por pelo menos 52 deputados para que também seja votado no Plenário da Câmara.

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8059/2017

Íntegra da proposta