Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão especial debate inovação em medicamentos nesta tarde

03/10/2017 - 09:27  

A Comissão Especial de Inovação Tecnológica da Saúde realiza nova audiência pública nesta tarde. O tema deste debate será a inovação tecnológica no desenvolvimento de medicamentos.

O deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), que solicitou o debate, lembrou que o Brasil é importador de medicamentos, apesar de ter pesquisadores de alta capacidade e dispor de uma das mais diversas floras do mundo, “com reconhecida eficácia de algumas plantas medicinais”.

“Essa realidade gera alto custo para o Sistema Único de Saúde, além de dificultar o acesso da população a essas novas tecnologias. O desenvolvimento interno de novos medicamentos poderia também ser uma fonte de recursos na forma de impostos, por meio da exportação”, afirmou.

Foram convidados a diretora da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Maria José Delgado Fagundes; o coordenador-geral substituto da Coordenação-Geral de Saúde e Biotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Thiago de Mello Moraes; e o representante do Grupo Propriedade Intelectual (GTPI) e da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) Pedro Villardi.

O encontro ocorrerá no plenário 15, às 14h30, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - SC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.