Ciência, tecnologia e Comunicações

Escolas podem ter de ensinar noções de informática

26/07/2004 - 15:59  

A Comissão de Educação e Cultura deverá analisar, no retorno dos trabalhos parlamentares, o Projeto de Lei 3790/04, que torna obrigatório o ensino da disciplina “Noções de Informática” no ensino fundamental e médio.
A proposta, do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para garantir aos jovens melhor qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho. "É fundamental a aprovação da proposição, considerando que o mercado tem se direcionado crescentemente para a produção e execução de serviços utilizando-se de recursos tecnológicos", defende Padilha.

Redução do analfabetismo
O autor da proposta lembra que a Educação tem evoluído muito nos últimos anos, com a redução dos índices de analfabetismo e evasão escolar. De acordo com dados do IBGE, no período de 1996 a 1999 houve uma queda de 50% nas taxas de analfabetismo entre crianças com idade de 10 a 14 anos. "Essa evolução é resultado de vários fatores, tendo como exemplo os programas sociais do Governo, o esforço conjunto da sociedade e, sobretudo, o avanço tecnológico proporcionado pelo advento da globalização," afirma Padilha.

Tramitação
A matéria aguarda designação do relator na Comissão de Educação e Cultura. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Érica Amorim
Edição – Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.