Ciência, tecnologia e Comunicações

Satélite brasileiro ajudará no combate a crime organizado, diz ministro Kassab

10/05/2017 - 20:19  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência Pública
Ministro Gilberto Kassab destacou vantagens do satélite 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse nesta quarta-feira (10), na Câmara, que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, lançado recentemente pelo Brasil, ajudará a combater o crime organizado, pois vai monitorar as fronteiras com os países vizinhos.

Em audiência pública, Kassab afirmou que a educação também será beneficiada, já que o satélite ampliará a oferta de internet banda larga em escolas de todo o País.

O lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas foi tema de audiência promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle atendendo a requerimento apresentando pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB).

Durante a reunião, o ministro disse ainda que o Brasil precisa se preparar para a construção de novas tecnologias “para que as nossas políticas públicas, que devem ser atendidas pelo governo, tenham capacidade de viabilizar esse objetivo”.

Investimentos 
O primeiro satélite geoestacionário brasileiro será usado para fins civis e militares. O programa foi adquirido pela Telebras em uma parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Defesa. Foram investidos cerca de R$ 2,7 bilhões no projeto

O presidente da Telebras, Antônio Loss Leite, classificou o lançamento como uma tecnologia de altíssima ponta. “Agora, nossos mais de cem técnicos passarão fazer o total controle desse satélite”, explicou.

O deputado Wilson Filho destacou que o projeto será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga, especialmente nas áeas mais remotas. 

Reportagem - Igor Caíque
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.