Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara recebe hackers vencedores do 1º Hackathon Legislativo Mundial

Jovens chilenos foram premiados com uma semana em Brasília para desenvolvimento dos projetos vencedores, em trabalho integrado com a equipe do LabHacker

29/08/2016 - 08:38  

A Câmara dos Deputados recebe, de segunda (29) a sexta-feira (2 de setembro), os quatro hackers chilenos vencedores do 1º Hackathon Legislativo Mundial, realizado no final de junho em Valparaíso, no Chile, do qual foi organizadora.

Divulgação
Comunicação - Tecnologia - Congresso - Estudante Iván Lazo, um dos vencedores do 1º Hackathon Legislativo Mundial, desenvolveu o aplicativo
Estudante Iván Lazo, um dos vencedores do 1º Hackathon Legislativo Mundial, desenvolveu o aplicativo "E-Parliament", que permite acesso à legislação chilena por celular

Os desenvolvedores, que apresentaram na maratona hacker soluções digitais sobre transparência e participação social nos parlamentos, vão passar uma semana em Brasília para dar continuidade aos seus projetos junto com a equipe do Laboratório Hacker da Câmara. O prêmio foi concedido pela Câmara Legislativa do Chile.

Dois servidores da área de informática do parlamento chileno que participaram do evento também acompanham os premiados para trocar experiências no LabHacker com servidores da Câmara dos Deputados e do Interlegis e com hackers cívicos brasileiros. A maratona de trabalho colaborativo, chamada de “Hackermanos”, terá ainda a participação de desenvolvedores de todo o País, que estarão conectados em rede.

A ideia é realizar um mutirão para finalizar os projetos vencedores do 1º Hackathon Legislativo Mundial ou ainda dar início a alguma aplicação nova que possa ser usada pelos parlamentos latinos e/ou de língua portuguesa.

Wikilegis em espanhol
Um dos projetos apresentados no Chile dentro da linha de aprimoramento colaborativo foi a adaptação do Wikilegis (wikilegis.labhackercd.net), da Câmara dos Deputados, para a língua espanhola. A plataforma, que foi criada para estimular a participação dos brasileiros no processo de elaboração das leis e teve uma recepção muito positiva dos parlamentos, poderá ser aproveitada agora por outros legislativos.

Outra proposta vencedora no 1º Hackathon Legislativo Mundial foi o Raio-X da Lei. Desenvolvido em parceria do Chile com o Brasil, é um aplicativo que permite a leitura de códigos de barras (QR codes) espalhados pela cidade, para o cidadão ter acesso imediato às leis que regem situações do cotidiano, como as placa de “proibido fumar” ou as vaga exclusivas em estacionamento, por exemplo.

Transmissão
Os principais momentos da Semana Hackermanos serão gravados para transmissão pelo canal do LabHacker no Youtube (youtube.com/labhackercd). O laboratório também estará aberto aos visitantes que quiserem conhecer os projetos e interagir diretamente com os desenvolvedores chilenos e com os demais colegas da Câmara e do Interlegis.

Serviço:
- Semana Hackermanos
- Quando: de 29 de agosto a 2 de setembro
- Local: LabHacker – Subsolo do Anexo IV, sala 90
- Informações: 3216-6009 e 3216-6007

Da Redação - JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.