Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara realiza no Chile 1º Hackathon Legislativo Mundial

As inscrições estão abertas até 26 de junho para participações presenciais ou remotas

30/05/2016 - 16:50  

Divulgação
Comunicação - Internet - Câmara realiza no Chile 1º Hackathon Legislativo Mundial - Laboratório Hacker
Laboratório hacker da Câmara já realizou duas maratonas

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, em parceria com a União Interparlamentar, o Instituto Nacional Democrata e a Câmara de Deputados do Chile, realiza de 28 a 30 de junho, na cidade de Valparaíso, no Chile, o 1º Hackathon Legislativo Mundial. O Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais.

O objetivo do evento, que ocorre durante a Conferência Mundial sobre o Parlamento Eletrônico 2016, é, por meio da criação de sites e aplicativos relacionados a temas legislativos, aumentar a transparência sobre as informações dos Parlamentos e a participação dos cidadãos no debate e elaboração de leis.

Inscrições
As inscrições estão abertas até 26 de junho para participações presenciais ou remotas. Os interessados em mais informações podem acessar o link do evento em inglês ou espanhol.

Os participantes podem colaborar com a ideação, codificação e co-criação de sites e aplicativos novos. O quesito novidade, porém, não será uma exigência. Os organizadores vão aceitar projetos desenvolvidos anteriormente, desde que tenham como foco o Legislativo. Na inscrição, os participantes devem indicar seus conhecimentos técnicos, experiência e interesses relacionados ao Hackaton.

Hackathons na Câmara
A Câmara dos Deputados foi o primeiro Parlamento a realizar um hackathon nacional nas Américas, em 2013. Com o tema Transparência Legislativa e Participação Popular, o evento contou com 183 inscritos e 24 projetos finalistas.

No ano seguinte, o LabHacker organizou a segunda maratona, desta vez com o tema Gênero e Cidadania. Foram inscritos 165 candidatos, com o desenvolvimento de 19 projetos.

Confira todos os finalistas dos dois hackathons no site do LabHacker.

Da Redação - MT
Com informações do LabHacker da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.